Para que uma empresa consiga ser bem sucedida no mercado e diferenciar-se da concorrência, não basta atender aos clientes com qualidade e oferecer a eles o que estão buscando, é fundamental contar com bons fornecedores. Por isso, é muito importante que os empreendedores pesquisem bastante e fechem contratos com empresas de qualidade e que consigam suprir todas as suas demandas.

Para evitar que seu negócio seja prejudicado devido à falta de produtos disponíveis para os clientes, é imprescindível que os fornecedores trabalhem em conjunto com seu negócio, garantindo sempre resultados favoráveis e clientes satisfeitos.

Para ajudá-lo a oferecer aos clientes sempre o que há de melhor no mercado, separamos neste post 6 dicas para encontrar bons fornecedores para sua empresa. Confira!

1. Realize uma pesquisa de mercado

A primeira etapa para qualquer empresa encontrar bons fornecedores é realizar uma pesquisa de mercado. Antes de tomar a decisão final de quais serão as empresas parceiras, é fundamental verificar no mercado quais são os possíveis fornecedores, procurando conhecer seus produtos, condições de pagamentos e prazos de entrega.

A pesquisa de mercado ajuda os empresários a tomarem as melhores decisões, permitindo a escolha de parceiros de qualidade e que consigam suprir as necessidades do negócio.

2. Participe de feiras

Uma excelente forma de conhecer todos os fornecedores disponíveis no mercado e escolher quais são os ideais para o seu negócio é participando de feiras. Procure saber quando ocorrerão eventos para demonstração de produtos e divulgação das empresas. Esses locais são uma ótima maneira de se conhecer melhor os parceiros e escolher aqueles que mais se adéquam ao que você procura.

3. Conheça a qualidade dos produtos

Para evitar receber entregas com qualidade inferior ao esperado, deve-se sempre procurar conhecer todos os detalhes e experimentar os produtos dos fornecedores. Principalmente quando se trata do varejo, que a gama de itens é muito extensa, é fundamental que os empresários verifiquem a integridade e a qualidade dos produtos a serem comercializados.

4. Procure referências sobre os fornecedores

Para saber se um fornecedor é bom ou não, a melhor forma é perguntando aos seus clientes e ex-clientes. Para isso, é muito importante que os empresários escutem o que o mercado tem a dizer e pensa dos possíveis parceiros em estudo.

Saber o que outras empresas pensam dos fornecedores, verificar se existem reclamações e até mesmo processos são detalhes cruciais para a escolha ideal.

5. Certifique-se dos prazos de entrega

Um bom fornecedor é aquele que cumpre com os prazos de entrega e fornece produtos de alta qualidade, suprindo sempre todas as demandas. Por isso, os empreendedores devem atentar-se ao cumprimento os acordos e as datas de entrega.

Lembre-se, caso eles falhem, a empresa pode ter a imagem prejudicada no mercado e, até mesmo, perder clientes. Portanto, certifique-se que da capacidade deles de cumprirem todos os prazos e entreguem produtos de qualidade.

6. Nunca dependa de um único fornecedor

Por último, os empreendedores devem atentar-se para nunca deixar o negócio nas mãos de um único fornecedor. Trabalhar com apenas um aumenta a probabilidade de atrasos e potencializa as chances de faltarem itens nas prateleiras. Portanto, não deixe de trabalhar com vários parceiros, garantindo sempre que todos os produtos estejam disponíveis.

Aprendeu como encontrar bons fornecedores para sua empresa? Caso possua alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, teremos o maior prazer em ajudá-lo!