Se você é varejista do setor de vestuário, certamente já pensou diversas vezes em como desenvolver uma estratégia para atrair mais clientes para loja, não é mesmo?

Por mais que, em um primeiro momento, isso pareça um tanto difícil, fazer com que a sua loja receba mais visitas de clientes é algo mais fácil do que você imagina. Para isso, basta dedicação e boa vontade para desenvolver algumas estratégias que são infalíveis.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Tenha um planejamento para a sua vitrine

Não basta que você tenha uma vitrine bonita e bem organizada, ela precisa conversar  com o público e chamar a atenção das pessoas que passam na rua. Sua vitrine precisa ser um diferencial, caso contrário será apenas mais uma em meio a tantas outras lojas.

A ideia é que você faça um planejamento para a sua vitrine, de modo que ela seja sempre atualizada com frequência. Assim, poderá desenvolver novos cenários, despertando a curiosidade dos passantes.

Uma sugestão para a escolha de temas da vitrine é o uso das datas comemorativas como temática. No entanto, é preciso ter em mente que não é só o Natal, a Páscoa e outras datas comemorativas que merecem atenção.

Você pode utilizar datas pouco exploradas, como o Dia dos Solteiros ou Dia dos Avós, como boa temática para o vitrinismo.

2. Comunique as suas promoções com eficiência e antecedência

Criar promoções é importante para chamar mais clientes para a loja, mas de nada adianta ter uma boa promoção se ela não for bem divulgada. Além disso, é preciso saber a quais mídias o seu público tem acesso para que, assim, a publicidade seja feita de forma mais efetiva.

Se você anunciar as promoções da sua loja em um programa de rádio da sua cidade, e as pessoas com o perfil de seus clientes não têm o costume de ouvir aquela emissora, por exemplo em vão foi seus esforços.

Outro ponto importante é a divulgação das promoções com antecedência, pois assim as pessoas poderão se programar e guardar dinheiro para comprar na loja. No caso de avisar sobre as promoções muito em cima da hora, você pode perder clientes, pois eles podem não estar preparados para comprar naquele momento.

3. Invista em marketing sensorial

Quando se fala em marketing sensorial, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a degustação de produtos, como é comum vermos em supermercados.

No entanto, o marketing sensorial vai muito além, estando relacionado a qualquer tipo de sensação provocada nos clientes. Você pode, por exemplo, desenvolver um perfume exclusivo para ser o cheiro oficial da sua loja, ou ate mesmo em um lançamento de coleção de verão borrifar cheiro similares ao de protetor solar, alem de estimular as vendas os clientes sentira altamente engajados com a campanha.

4. Faça adaptações aos valores culturais da sua região

Em caso de franquias ou de lojas que têm matriz em uma cidade e filiais em outra, é bastante comum que o proprietário observe que determinadas atitudes dão certo em um local e não obtêm o mesmo sucesso nos demais.

Isso acontece porque cada região tem seus valores culturais, e algo que é bem-visto e aceito em uma localidade pode ter interpretação diferente em outro lugar. Por isso, conhecer a cultura local também é importante para a sua loja.

Ficou mais fácil atrair mais clientes para loja com as nossas dicas? Você pode continuar aprendendo se ler o nosso artigo Estratégias de marketing: confira 5 dicas matadoras.