Empreendedores de pequenas e médias empresa precisam otimizar ao máximo a produtividade de seus colaboradores. Reduzir o tempo gasto com tarefas, principalmente operacionais, é função primordial dos gestores atuais.

Em um momento de grande concorrência e de dificuldades financeiras — como o que estamos vivendo — possuir uma equipe enxuta, bem treinada, motivada e utilizando ferramentas tecnológicas modernas é um grande passo para uma gestão eficiente de seu negócio.

Se você é gestor de uma pequena ou média empresa e tem interesse em reduzir o tempo gasto com tarefas operacionais, este post foi escrito especialmente para você. Confira!

Mapeie o seu negócio

O primeiro passo para que você tenha mais produtividade nos seus processos internos é conhecer profundamente o seu negócio. Para tal, é fundamental que você faça um mapeamento de toda a empresa.

Analise processo por processo e faça um desenho das atividades que são necessárias para a sua execução. Se sua empresa ainda não tem os procedimentos bem definidos, o momento para fazer é este!

De posse da análise das tarefas é possível mensurar o tempo gasto com cada uma e avaliar com critério o que pode ser otimizado. As funções operacionais repetitivas podem e devem ser automatizadas, utilizando sistemas disponíveis no mercado.

Isso reduz o tempo de execução, elimina retrabalhos e conferências e possibilita a utilização de seus colaboradores em tarefas mais nobres e estratégicas.

Contrate um software de gestão

Uma das melhores ferramentas facilitadoras para a administração de seu negócio são os sistemas de gestão. Construídos para atender todas as necessidades de sua empresa, eles reduzem o tempo de execução das tarefas por meio da redução de erros — principalmente os que, infelizmente, são causados por humanos —e da exatidão na realização delas.

Há, no mercado, várias empresas que possuem sistemas de gestão projetados para todos os tipos de negócio varejistas. Algumas fornecem o produto como serviço, ou seja, o pagamento é feito por operação registrada no sistema. Assim, não é necessária a aquisição do produto e o seu custo pode ser registrado como despesa de sua organização.

Uma solução disponível fatalmente lhe atenderá. Esses sistemas são integrados, ou seja, a partir da entrada de um dado no sistema, as tarefas subsequentes têm seu fluxo facilitado. Por isso, no momento de um registro de uma nota fiscal, por exemplo, o seu estoque já é atualizado, o produto é disponibilizado para venda e o valor a pagar é automaticamente lançado. Isso tudo que os dados corram riscos e o envolvimento de muitas pessoas.

Todas as tarefas serão realizadas com maior rapidez e segurança, possibilitando ao gestor dedicar-se às atividades mais críticas de sua empresa.

Se você deseja conhecer mais sobre esses tipos de software e seus benefícios, não deixe de entrar em contato conosco e entender mais sobre as soluções disponíveis para o seu negócio.

Qualifique e motive a sua equipe

Outro ponto que deve ser observado pelo empreendedor é a qualificação e a motivação de seus colaboradores. Providenciar treinamento específico na ferramenta que será utilizada é fundamental para que as funções sejam feitas de maneira consciente.

Uma equipe bem treinada se motiva com maior intensidade, agradando a clientes, acelerando a execução das tarefas e potencializando o resultado de seu negócio.

Agora que você já viu como reduzir o tempo gasto com tarefas operacionais da empresa, compartilhe este post nas suas redes sociais.