Trabalhar com o atacado de moda pode ser muito recompensador para quem empreende na área. Entretanto, alguns cuidados são muito importantes para não transformar a aposta em um problema.

Você está pensando em investir ou já tem uma empresa nesse nicho? Então é hora de ficar por dentro dos cuidados que você deve ter para garantir eficiência, segurança e o aumento do lucro!

A importância destes cuidados para o atacado de moda

Antes de falarmos dos cuidados que você deve ter, é preciso falar por que eles são tão importantes. O atacado de moda tem particularidades que o diferem de outras áreas e do seu próprio varejo. Ele exige muito mais atenção em processos e gerência para evitar desperdício de dinheiro e prejuízos constantes.

Principalmente, é preciso controle e padronização. Estoques no atacado de moda estão mais suscetíveis a danos, extravios e variação de qualidade de produção, todos problemas que podem até inviabilizar o seu negócio.

Para evitar esse tipo de situação, quem empreende na área deve aprender a gerir todos os processos de forma centralizada e inteligente. Para isso você pode inserir o uso de tecnologia na operação da empresa.

Os cuidados essenciais em operação e venda

Então, vamos ao que interessa. Quais cuidados você precisa ter para conseguir eficiência, produtividade e lucro? Preparamos uma lista com 7 questões que você precisa incluir na sua estratégia para garantir o sucesso do negócio:

1. Controle de estoque

Começamos com o ponto principal para a gestão assertiva de um atacado de moda, já que o controle de estoque pode definir o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

Controle não significa apenas saber o produto que entra e o que sai, mas gerir a operação de forma que o atacado trabalhe com o mínimo possível de estoque para suprir a demanda sem ter capital parado em um armazém. Essa prática otimiza sua produtividade e ainda aumenta a capacidade de investimento para aproveitar novas oportunidades.

A automatização desse controle ainda facilita o rastreamento de produtos. Ter informações em tempo real sobre peças que precisam ser repostas ou gargalos de logística para a venda, seja na checagem, separação ou entrega.

2. Redução de perdas com extravio

Outro problema bastante comum no atacado de moda é o extravio de peças ao longo da cadeia entre fornecedor e cliente. O que pode parecer a princípio perdas irrelevantes no montante total do estoque, vira uma bola de neve se não tratado com o devido cuidado.

A inserção de tecnologia nesse caso ajuda a monitorar e registrar extravios. Com essas informações em mãos, é possível identificar falhas no manuseio, transporte ou até furtos dentro do estoque. Quanto maior seu controle, mais fácil fica dar falta de qualquer produto, por menor e mais barato que ele seja.

3. Integração entre fornecimento e atacado

Seja produção própria ou negociando com fornecedores, é importante se preocupar com a forma como fornecimento e estoque se conectam. A falta de integração entre as pontas é a maior fonte de problemas no estoque, que pode se dar por falta de produtos ou o desperdício de espaço em um estoque inchado.

O cuidado aqui então é ter toda a cadeia logística bem alinhada, com previsão de demandas, entradas de estoque automatizadas e otimização na entrega. O sucesso do atacado de moda está diretamente ligado à essa relação.

4. Controle financeiro

Parece bobagem falar sobre isso, mas é de espantar a quantidade de negócios que deixam de crescer ou até saem do mercado por falta de controle financeiro. O que mais falta em várias empresas de atacado é a centralização de dados e uma análise assertiva da sua saúde financeira.

O lucro nesse caso é um pouco mais complexo do que a diferença entre o custo do produto e a sua margem de ganho, é preciso entrar em cena vários gastos indiretos, como o controle do estoque, as perdas por danos e extravios, além da negociação com os fornecedores.

O principal cuidado com as finanças deve ser o uso de ferramentas de gestão que permitam ao dono da empresa visualizar e analisar gastos e ganhos de todas as fontes. Quanto melhor for esse controle, maior é a capacidade de crescer e expandir sem correr riscos desnecessários.

5. Gestão de vendas

Feito um controle adequado da operação logística e o fornecimento, é hora de pensar na outra ponta do seu negócio, a venda. Esse cuidado deve ser especial no atacado de moda, por lidar com compras maiores, mais complexas e que movimentam de uma vez volumes bem maiores de dinheiro.

Primeiro, deve se ter um sistema unificado para a gestão básica de venda. Por exemplo, como o controle de múltiplos caixas — com rotinas automatizadas de fechamento e gerenciamento de comissões, inclusive em lojas diferentes.

Mas a venda por atacado tem características próprias que exigem ainda mais cuidado na hora de gerir as vendas, como um processo simplificado para o registro de compra e um cadastro mais detalhado de clientes.

Mas o ponto que talvez seja o mais sensível no atacado de moda é a relação com o comprador, ainda mais quando contamos a consignação, que exige um contrato de venda particular e muito bem documentado.

A gestão de cadastros e contratos define a qualidade da sua venda, mais do que o preço e a entrega. Um bom produto não é suficiente se o seu controle e a sua organização não passam para o cliente o que ele busca de um atacado: a confiança de um bom negócio.

A solução para uma gestão sem riscos

Como você deve ter percebido ao longo de todos os cuidados que deve ter no atacado de moda, a tecnologia tem sempre um papel fundamental de trazer a solução para os problemas de gerenciamento que o dono de empresa enfrenta.

Esse tipo de integração geralmente é feito através de um software especializado, que automatiza e otimiza a gestão e a produtividade desde o relacionamento com fornecedores até a venda ao cliente, passando por um maior controle de estoque e redução de custos na operação.

É desse tipo de solução que você precisa para o seu negócio? Então que tal usar o melhor sistema para gerir um atacado de moda disponível no mercado? Entre em contato com a Grands e conheça o software perfeito para te auxiliar a transformar a sua empresa e torná-la mais competitiva!