O pequeno empresário enfrenta diariamente uma rotina abarrotada de tarefas. Isso ocorre quando ele é o responsável direto por diversas áreas do negócio, que vai da definição de estratégia até o controle de estoque, por exemplo.

Neste artigo trazemos quatro dicas de gestão que darão aos empresários a possibilidade de se concentrar no crescimento do negócio, em vez de focar apenas os problemas diários.

1. Capacite e motive a sua equipe

Tenha profissionais qualificados na sua empresa. Isso envolve uma boa contratação e um processo contínuo de treinamento e capacitação.

Para as PMEs, além de qualificação, é fundamental que a equipe esteja motivada, alinhada com a missão e os valores da empresa, sentindo-se parte do sucesso do negócio.

Cada colaborador da equipe precisa ter responsabilidades e objetivos claros no dia a dia das operações da empresa e entender como cada função desempenhada afeta o sucesso geral do negócio.

2. Delegue tarefas e confie

Tendo uma equipe qualificada, é hora de aprender a delegar o trabalho, a fim de reduzir o tempo gasto com tarefas operacionais.

Comece especificando o resultado desejado para as pessoas em quem você confia. Estabeleça controles, identifique limites para o trabalho, ofereça suporte suficiente e — principalmente — resista ao impulso de interferir a todo momento.

Mantenha-se atualizado com o progresso das tarefas e se concentre em resultados, em vez de em procedimentos rotineiros. Quando o trabalho estiver concluído, proporcione para a sua equipe o reconhecimento merecido.

3. Estabeleça processos

Para que o sucesso da delegação de tarefas seja maximizado, é importante ter processos bem definidos. Os processos são roteiros a serem seguidos para cada tarefa dentro da empresa, e esses roteiros precisam estar documentados de forma que sejam facilmente seguidos por qualquer colaborador.

Ter os processos padronizados aumenta a produtividade, reduz os custos, diminui os erros e mantém o padrão exigido pelos valores e a visão de futuro da empresa.

4. Automatize o máximo possível

Em se tratando de dicas de gestão para PME, um dos melhores conselhos é o investimento em automação.

Como já mencionamos, os proprietários de PME têm diversas responsabilidades diretamente ligadas a eles e, com isso, acabam tendo o tempo consumido por tarefas rotineiras, em vez de realmente trabalharem para fazer o negócio crescer.

Para combater esse problema, a automação de processos se tornou um facilitador altamente estratégico de controle e agilidade de negócios.

Com o uso de softwares, é possível otimizar as funções críticas da empresa, como:

Há diversas funcionalidades, além das mencionadas, contudo já é o suficiente para você entender a sua importância.

Estas são indicações de gestão objetivas que, quando aplicadas, proporcionam grande impacto na rotina do negócio. Se você vive uma realidade de não ter tempo suficiente para planejar o crescimento da empresa por causa da rotina diária, comece hoje mesmo a colocá-las em prática no seu negócio.

Estas dicas ajudaram? Você quer se manter atualizado com outras dicas que auxiliarão o crescimento do seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente no seu e-mail!