As estratégias de marketing  podem auxiliar e não precisam de um investimento imenso. Ao contrário do que pensamos, elas podem ser bem acessível — se aproveitarmos as estratégias certas e fizermos bom uso das ferramentas.

O marketing digital traz várias opções de ações diferenciadas para os lojistas. Ações essas que, felizmente, devido à capacidade de segmentação e mensuração criteriosa de resultados, pode levar os negócios ao sucesso! Este post traz diversas dicas para aplicar essas estratégias, confira!

O que é marketing ? E Como fazê-lo?

Esqueça a ideia de que marketing precisa ser algo focado apenas em grandes empresas. O lojista de pequenas empresas também tem a sua dose de ações desse tipo, que cabem no bolso de empreendedores de diversos tamanhos.

O marketing  consiste em ações voltadas para a realidade do mercado varejista , focando sempre na relação com o cliente, fidelização do público e análise de mercado, permitindo que sua empresa tenha bons resultados e tenha maior competitividade.

Estratégias de marketing

Entre as estratégias de marketing para o Lojistas, conseguimos levantar as cinco mais comuns:

1. E-mail marketing

O uso de e-mail marketing ajuda a aumentar as vendas e melhorar a relação com os clientes. No caso de uma loja online, é possível criar e-mails personalizados com promoções relacionadas aos produtos que foram pesquisados pelo seu público ou com produtos semelhantes e complementares aos que já foram comprados.

Uma loja física, por sua vez, permite criar uma rotina de e-mails para trabalhar o relacionamento com o cliente, apresentando novos produtos em estoque, promoções diferenciadas e muito mais.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de criar relevância no mercado . A criação de conteúdo relevante auxilia na educação do mercado, fazendo com que seus clientes e leads tirem todas as suas dúvidas e esclareçam os pontos de maior dificuldade.

Esse tipo de estratégia ajuda, além de tudo, na indexação das páginas do seu blog/site nos mecanismos de busca.

3. Redes sociais

As redes sociais são ferramentas fundamentais para o lojista. Esse tipo de plataforma ajuda no relacionamento com o cliente, fazendo com que a comunicação fique bilateral — ele consegue falar diretamente com a empresa, trazendo informações fundamentais sobre o negócio, o mercado e o que esperar desse tipo de segmento.

Nessa relação direta, a empresa consegue esclarecer de forma mais rápida e efetiva as dúvidas e dificuldades que os clientes e leads podem apresentar.

4. Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é o ponto mais complicado do lojista. Hoje existe um número muito grande de empresas que apresentam as mesmas soluções. Por isso, quanto mais fidelizado for seu público, melhor.

Dentro do marketing de relacionamento, é possível trabalhar a fidelização do público por meio de cartões fidelidade, descontos exclusivos para indicação de novos clientes, premiações para aqueles que já são fiéis à marca etc.

5. Investimento em pós-venda

O investimento em pós-venda também é fundamental. Ele ajudará a melhorar sua relação com o cliente, surpreendendo-o mesmo depois do momento da compra.

Ter uma equipe preparada para dar suporte e assistência para os clientes é fundamental, pois ajuda a melhorar sua experiência de compra e a utilização dos produtos adquiridos.

Gostou do nosso conteúdo sobre as principais estratégias de marketing ? Então, aproveite e leia também: como identificar produtos que são mais lucrativos para a empresa e aumente suas vendas no varejo!