Diante do cenário atual, não só as grandes, como também as pequenas e médias empresas precisam de um sistema de gestão integrada que facilite a gestão de seus negócios. De fato, as facilidades das tecnologias da informação aliadas à redução dos custos de utilização desses sistemas viabilizam a sua utilização nas instituições de todos os portes.

E, embora seja possível encontrar vários fornecedores e alternativas de solução no mercado, o fundamental é que o produto atenda às necessidades da atividade e seja de fácil utilização e gere pouca despesa.

Para ajudar você nessa tarefa, este post vai lhe fornecer algumas dicas para facilitar a escolha do melhor sistema de gestão para o seu negócio. Se você é um empreendedor de uma pequena ou média empresa e está estudando este assunto, seu lugar é aqui. Confira!

O que é um sistema de gestão integrada

Um sistema de gestão é um conjunto de aplicativos para computadores cujo objetivo é gerir, controlar e gerenciar todas as atividades de uma empresa.

Ex: Recebi uma nota fiscal de um fornecedor ele integra com o departamento financeiro, ou seja  ao receber a nota fiscal logo passei a ter um débito com um fornecedor e ao vender este produto, ele movimenta o departamento financeiro e automaticamente baixa o estoque de seu produto ou serviço, tudo é administrado pelo sistema, o que inclui as exigências fiscais e o fornecimento das informações para os órgãos fiscalizadores  e gestão .

Dicas para a seleção de um sistema de gestão

Listamos abaixo algumas dicas que auxiliarão na seleção de um sistema de gestão. Fique de olho:

Mapeie seu negócio

O primeiro passo é mapear todo o seu negócio. Por isso, liste cada uma das tarefas executadas pelos seus colaboradores e reflita sobre os problemas nas atividades, como atraso ou dificuldade de atendimento a clientes, fornecedores e entidades governamentais.

A seguir, monte um fluxo de trabalho com responsáveis e funções, além de enumerar todas as obrigações fiscais às quais a sua empresa está sujeita. Sobretudo, tenha em mente que todas as suas necessidades terão que ser atendidas nesse mapeamento.

Peça ajuda a profissionais experientes

A próxima etapa é procurar a ajuda de um profissional confiável e com experiência em implantação de sistemas, mostrando a ele como funciona o seu negócio. Tendo isso em vista, é importante informar, por exemplo, quais são os seus maiores problemas e o que você prevê para o futuro do empreendimento.

Avalie fornecedores

É recomendado procurar a indicação de fornecedores que atendam ao mesmo segmento de mercado que você atua. Para tanto, consulte na internet e peça o auxílio de um consultor. Procure empresas com algum tempo de mercado e com uma boa carteira de clientes.

Faça visitas a usuários

Após a seleção de alguns fornecedores, peça referências de clientes e entre em contato com eles, solicitando informações do produto, além de perguntar sobre o suporte técnico e horário de atendimento  de  treinamento do pessoal. Adicionalmente, faça visitas a empresas similares à sua, de preferência levando seus principais colaboradores, para que eles auxiliem na avaliação do sistema em operação.

Pondere sobre a forma como o sistema se relaciona com os órgãos do governo e com as instituições financeiras. Isso porque, a cada dia, os governos municipais, estaduais e federais têm exigido maiores quantidades de dados e com menor tempo para o envio. Assim, é fundamental que todas as obrigações sejam atendidas de acordo com as normas.

Considere o custo de utilização

Por fim, avalie o custo de utilização da solução e os benefícios que você terá ao fazer gestão com a ferramenta escolhida ou ate mesmo os risco evitados com o fisco por irregularidades nas entregas Fiscais.

Nesses casos, o custo ficara em benefícios e eficiência de sua equipe. Um ponto importante é que o custo de sua utilização pode ser minimizados com soluções descomplicadas evitando grandes qualificações com a equipe . Estude também as despesas acessórias com a utilização de banda larga, máquinas de cartão de crédito e débito e a necessidade de qualificação de seu pessoal.

Agora que você já sabe como escolher o melhor sistema de gestão integrada para tocar a sua empresa, continue no blog e conheça 3 softwares para otimizar a rotina do lojista de varejo!