Não importa o tamanho do seu negócio: a gestão no varejo nunca é fácil. Entre escolher um bom local e aperfeiçoar seus produtos e ofertas, há sempre toneladas de coisas a serem feitas e monitoradas.

Dessa forma, não é raro que alguns elementos passem despercebidos e acabem por comprometer a rentabilidade da sua empresa.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo para você. Ao longo dele, explicamos os principais cuidados que é preciso ter para realizar uma gestão eficiente em sua loja. Boa leitura!

Realizar pesquisas

Sempre realize pesquisas para garantir que existe uma demanda para o que você tem a oferecer e identificar lojas concorrentes em sua região. Descubra como elas estão se saindo, há quanto tempo estão no mercado e como tem sido a receptividade dos produtos comercializados.

Você não deve copiar o que a concorrência está fazendo. Ao contrário, é importante desenvolver a sua própria identidade. Por exemplo, se abrirem uma nova loja de roupas em sua área de influência, uma pesquisa sobre as preferências dos clientes locais pode ajudar você a fazer algo diferente para atraí-los.

Elaborar um plano de negócios

Qualquer empresa necessita de planejamento para atingir o sucesso. Um plano de negócios é útil para colocar no papel tudo o que você deseja atingir em sua loja. Ele deve indicar que tipo de bens ou serviços você pretende oferecer e para quem vendê-los preferencialmente.

A partir de um plano bem elaborado, não apenas o proprietário, mas também os colaboradores, tornam-se conscientes do foco do negócio e, assim, fica mais fácil determinar o que cada um precisa fazer para alcançar os objetivos gerais do empreendimento.

Divulgar o negócio

Se as pessoas não sabem onde se localiza o seu negócio, fatalmente o fluxo de visitantes em sua loja cairá. É preciso anunciar para que as pessoas saibam a respeito da sua empresa e dos seus produtos e/ou serviços.

Você pode escolher entre uma grande variedade de opções, como o envio de e-mails, no caso de ter uma base de clientes muito segmentada.

Além disso, considere produzir materiais impressos para serem distribuídos localmente e encoraje os seus clientes a amplificarem sua mensagem por meio de recomendações a familiares e amigos.

Reter clientes

Após atrair o cliente, você deve estimulá-lo a voltar e realizar novas compras. Portanto, elabore programas de incentivos de acordo com as especificidades do seu negócio e as características gerais do seu público.

Você pode, por exemplo, criar uma lista com os e-mails de clientes e comunicar-lhes novas promoções e descontos ou enviar mensagens em massa para pessoas que ainda não integram o seu cadastro.

Não se esqueça de desenvolver outros métodos para atingir pessoas que não possuem nem utilizam e-mail, como o envio de malas diretas postais com panfletos, folders, brindes etc.

Selecionar a equipe de trabalho

Ao contratar colaboradores, faça com que eles compreendam o seu plano de negócios e incentive-os a se engajarem para torná-lo realidade.

Se você dirige uma loja na qual os clientes estabelecem contatos diretos e frequentes com os colaboradores, pode ser apropriado desenvolver um dress code de acordo com sua identidade e valores.

Exija que os clientes sejam respeitados, mesmo os mais difíceis, e incentive a sua equipe a deixar os problemas pessoais fora da loja. Se os membros do time são escolhidos sabiamente, o ambiente tende a ficar mais agradável, e até mesmo as tarefas relacionadas à gestão podem ser mais facilmente realizadas.

Para que todos esses cuidados sejam eficientemente observados, é imperativo que você possa contar com um software de gestão no varejo capaz de organizar informações, fornecer insights e aumentar a agilidade e eficiência dos processos de sua empresa.

Gostou do artigo? Então, aproveite e confira tudo o que você precisa saber para fazer uma gestão eficiente no varejo.