É extremamente importante se informar a respeito das possibilidades existentes no mundo empresarial. Para atingir esse objetivo, nada melhor do que recorrer a bons livros de gestão. Além de ser uma excelente alternativa de estudo, eles podem ajudar você a se tornar um líder melhor e obter importantes vantagens competitivas.

Embora existam inúmeros recursos on-line disponíveis, muitos dos quais gratuitos, a leitura dessas obras pode ajudar você com novas ideias estratégicas e táticas para alavancar a sua organização.

Ao longo deste artigo, reunimos cinco indicações de leitura essenciais para despertar o empreendedor de sucesso que habita em você!

1. Empresas feitas para vencer, de Jim Collins

Collins aborda um desafio assustador: identificar e avaliar os fatores e variáveis ​​que permitem que uma pequena fração das empresas faça a transição do meramente bom para o realmente excelente.

Otimizar“, um termo reconhecidamente subjetivo, é definido operacionalmente de acordo com uma série de métricas, incluindo, especificamente, o desempenho financeiro que excede a média do mercado por várias ordens de grandeza durante um determinado período de tempo.

Usando esses critérios, o autor e sua equipe de pesquisa catalogaram de forma exaustiva a literatura empresarial, identificando um punhado de empresas que preenchiam seus critérios predeterminados de grandeza.

Então, as características definidoras que diferenciaram essas empresas “ótimas” de seus concorrentes foram quantificadas, analisadas e expostas aos leitores.

2. Feitas para durar, de Jim Collins e Jerry Porras

Este livro, também escrito por Jim Collins (mas em parceria com Jerry Porras) enfoca os princípios de sucesso atemporal que podem ser aprendidos com empresas visionárias como Marriott, Procter & Gamble e Walt Disney.

A obra mostra que, ao contrário dos indivíduos, as organizações podem transcender o tempo e as gerações. Embora a maioria das empresas retratadas sejam norte-americanas, os autores demonstram que os princípios funcionam perfeitamente mesmo em diferentes países e culturas.

3. Blink, de Malcolm Gladwell

Em Blink, o escritor Malcolm Gladwell explora a psicologia das decisões instantâneas e do pensamento rápido. Ele expõe como nossos vieses subconscientes afetam a maneira como pensamos e nos comportamos, ressaltando que não devemos sempre confiar em nossas primeiras impressões, seja você o CEO de uma multinacional ou um lojista de varejo.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey

Trata-se de um livro voltado ao autoaperfeiçoamento. Para Stephen Covey, a maneira pela qual convivemos e interpretamos o mundo à nossa volta se baseia inteiramente em nossas próprias percepções.

Sendo assim, para mudar uma situação dada e superar obstáculos, devemos mudar a nós mesmos, o que, por sua vez, exige que a capacidade de transformar nossas perspectivas e pontos de vista. O livro, então, esmiúça como podemos realizar essa tarefa tão importante para atingir o sucesso profissional.

5. O Líder 360º, de John C. Maxwell

Nesta obra, John C. Maxwell expõe e, sucintamente, define os princípios que os líderes devem aplicar a fim de gerar mais valor e influência para e de qualquer lugar da organização, permitindo-lhes atingir a excelência.

Trata-se de um dos mais completos livros de gestão já publicados, uma vez que traça diretrizes claras e práticas que podem ser incorporadas em quase todos os estilos de liderança.

E aí, gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de se aprimorar ainda mais: descubra os 4 passos essenciais para melhorar a gestão da sua loja!