Se você toca seu próprio negócio e já estudou um pouco de marketing, já deve ter ouvido falar sobre os 4 P’s. Pois bem, um deles, conhecido também como praça, também é chamado de ponto de venda. Mas, afinal de contas, você sabe o que é PDV e como usá-lo em favor da sua marca?

No artigo de hoje, vamos compreender melhor sobre como funciona e de que formas podemos utilizar esse recurso em favor do crescimento do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é PDV?

Imagine o seguinte cenário: seu cliente precisa exatamente do produto que você tem a oferecer. Ele já conhece a sua marca, mas ainda não teve a chance de efetuar uma compra. Decidido a finalmente fazer essa aquisição, ele se dirige a um PDV.

Ao chegar lá, o consumidor se depara com um lugar feio, mal decorado, não encontra o produto que está procurando e, quando consegue visualizar aquela embalagem amassada no fundo da prateleira, ainda não consegue saber quanto custa.

Você acha que ele vai efetuar a compra? Muito mais do que o nome implica, o PDV é um ponto de relacionamento com o público-alvo. Nele, seu cliente receberá informações a respeito do que você tem a oferecer e fornecerá dados que poderão ser úteis para que a sua marca consiga melhorar cada vez mais seus serviços.

Para que serve?

O ponto de venda é muito mais que apenas um lugar para fechar negócio. Trata-se também de uma ponte que pode levar a sua empresa rumo ao crescimento que você busca. Por esse motivo, é possível fazer uso do PDV para realizar diversas formas de interação com o consumidor. Confira!

Para informar

O primeiro passo no relacionamento entre um cliente e uma empresa é a troca de informações. Quando um aprende mais sobre o outro, fica mais fácil desenvolver um relacionamento sólido, eficaz e produtivo.

Nesse caso, é necessário que haja uma comunicação de ambas as partes. Se o seu consumidor não está bem informado a respeito das suas soluções, ele pode acabar não efetuando a melhor compra. Da mesma forma, você não tem como aprimorar a sua oferta se não souber o que motiva o seu público-alvo.

Para promover sua marca

Uma vez que você conhece bem o seu cliente, é preciso que ele também esteja ciente da sua marca. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é a promoção. Esse termo, que não tem necessariamente algo a ver com aqueles sorteios que dão prêmios, é muito mais que apenas isso.

O PDV é uma ferramenta essencial para executar esse tipo de comunicação. Lá, o contato entre a marca e o consumidor está em seu mais alto nível, e a decisão de compra pode ser imediata. Por isso, investir em um ponto de venda bem atraente é primordial para o sucesso de um produto ou serviço.

Para aumentar suas vendas

No final das contas, a fonte do lucro é a venda. Por mais importante que seja investir em branding e em marketing, o canal de distribuição é a última ponta do negócio. Portanto, cada cliente que entra é uma possibilidade de conversão. Ou seja, o ponto de venda ainda não perdeu seu propósito final, mas também pode ser explorado de formas mais criativas, otimizando a assertividade das suas estratégias de comunicação.

Como vimos até aqui, compreender o que é PDV é essencial para que você possa oferecer ao seu público-alvo um produto ou serviço da mais alta qualidade possível, de forma a satisfazer as necessidades e aumentar a estima do seu target pela marca.

Curtiu o artigo de hoje? Então, curta a nossa página no Facebook e e siga nossos perfis no Instagram e Twitter para ficar sempre por dentro das nossas atualizações!

<div id=”fale-com-o-especialista-c3fd561d60223c3d5cc4″></div>
<script type=”text/javascript” src=”https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js”></script>
<script type=”text/javascript”>
new RDStationForms(‘fale-com-o-especialista-c3fd561d60223c3d5cc4-html’, ‘UA-88498701-1’).createForm();