Os empreendedores sabem que gerenciar o próprio negócio não é algo muito simples. Uma das tarefas mais importantes de qualquer empresa, e que exige muita atenção dos empresários, é a gestão financeira. Todos os donos de empresas sabem que manter as contas atualizadas e monitorar o empreendimento é imprescindível para o seu sucesso.

É muito importante que os empreendedores prestem bastante atenção nos detalhes do negócio, lembrando sempre que o controle das finanças é fundamental para o crescimento da empresa e a sua lucratividade.

Continue a leitura e aprenda como fazer a gestão financeira no varejo e assegurar sempre bons resultados para o seu negócio!

Gerencie o fluxo de caixa

Um dos principais pilares para o controle financeiro de uma empresa é o fluxo de caixa. Controlar a entrada e saída de dinheiro é essencial para que se conheça a condição financeira do negócio.

Pode-se dizer que o gerenciamento do fluxo de caixa tem como objetivo mantê-lo sempre positivo, garantindo, assim, o crescimento do negócio e permitindo que sempre exista capital disponível para investimentos e melhorias.

É fundamental que o gerenciamento do fluxo de caixa seja realizado de forma eficaz, podendo constar em uma planilha, por exemplo. Contudo, o mais indicado é o uso de um software específico para controle financeiro.

Do contrário, a negligência com o fluxo de caixa pode prejudicar o planejamento do negócio, atrapalhar as contas e até mesmo levá-lo à falência.

Por isso, os empreendedores devem monitorar constantemente o fluxo caixa, garantindo que o negócio esteja sempre preparado para as oscilações na demanda e eventuais mudanças no mercado.

Planeje o negócio

A gestão financeira no varejo carece de muito planejamento, pois as empresas estão muito susceptíveis a variações de mercado. Se um negócio não estiver devidamente preparado para os próximos períodos as oscilações na demanda — que podem ocorrer por vários motivos, como, a sazonalidade, crise econômica, mudança de tendência, entre outros — podem prejudicar bastante os lucros.

Portanto, os empreendedores não podem deixar de estudar o mercado e planejar a empresa para os meses seguintes. O planejamento pode diferenciar o seu negócio da concorrência a potencializar os ganhos.

Elabore um orçamento anual

Elaborar um orçamento para o negócio é melhor maneira dos varejistas estimarem os recursos a serem arrecadados e realizarem uma previsão de gastos para o ano seguinte.

Para isso os empreendedores devem detalhar as despesas da empresa e acompanhar a tendência dos ganhos. É importante, também, considerar sempre uma reserva financeira para qualquer imprevisto ou eventuais emergências.

Controle o estoque

Todos os varejistas sabem que manter o estoque elevado é o mesmo que manter “dinheiro parado” e, com isso, ter menor fluxo de caixa disponível. Por outro lado, trabalhar com o estoque muito reduzido pode atrapalhar os negócios e até mesmo fazer com que vendas sejam perdidas.

Por isso, é fundamental que os empresários tenham pleno controle sobre os suprimentos do negócio. Esse controle é feito registrando todos os itens em estoque e controlando todas as movimentações — entradas ou saídas. Um controle eficaz de estoque garante maior fluxo de caixa disponível, permitindo novos investimentos e assegurando os ganhos.

Conte com a tecnologia para o gerenciamento

É muito comum encontrar varejistas que utilizam planilhas para o controle das contas, fluxo de caixa e para o gerenciamento financeiro. Essa prática não é a mais aconselhada, visto que planilhas não são totalmente confiáveis e podem conter erros.

Por isso, é muito indicado que as empresas — independentemente do seu tamanho ou faturamento — utilizem um sistema de gestão financeira. Por meio de um software específico é possível ter total segurança nas informações e a garantia de dados confiáveis, eliminando os erros e otimizando os ganhos.

Aprendeu como fazer uma gestão financeira eficiente no varejo? Agora não deixe de assinar a nossa newsletter e fique pode dentro das melhores dicas para o seu negócio!

http://conteudo.grandsinformatica.com.br/gestao-ou-sorte