Apesar de estar um pouco longe, já se fala muito em como as empresas deverão se preparar para as demandas dos próximos anos. Para se manter no mercado competitivo, as companhias precisam se adaptar às mudanças tecnológicas que virão com a chegada da quarta revolução industrial, inclusive em relação às tendências da indústria têxtil.

É inegável que a evolução tecnológica, com as máquinas ocupando cargos que eram conduzidos por humanos, trazem os benefícios de automatizar a fabricação de peças em grande quantidade mantendo a qualidade, reduzindo custos e gerenciando melhor as equipes.

E não apenas na confecção das roupas em si, mas também na forma em que a companhia é gerenciada. Desde o controle de estoque até se manter regularizado em relações fiscais, as inovações já estão presentes para facilitar a vida do seu negócio.

Quer saber como tirar melhor proveito das novidades? Continue acompanhando o post!

Aumentar as vendas da empresa

Uma das melhores formas de aumentar as vendas dentro da empresa é saber se diferenciar dos concorrentes, seja em ter um produto bem definido ou até mesmo na forma de atender. Afinal, qual cliente não gosta de ser bem atendido?

Além da boa assistência, é importante a loja saber chamar a atenção dos usuários. Alguns dias antes de uma boa promoção, por exemplo, fazer um investimento em diferentes tipos de propaganda, como o marketing sensorial, pode preparar o seu consumidor a ter um dinheiro reservado para realizar a compra na data marcada.

Usar as tendências da indústria têxtil para reduzir os custos

Como gestor a preocupação em reduzir os custos dentro da empresa é muito grande. Ainda mais em processos onde atividades manuais, repetitivas e em grande volume podem ser facilmente substituídas por um programa de computador.

No gerenciamento de estoque de peças, por exemplo, usando um aplicativo é possível verificar rapidamente a quantidade exata de peças disponíveis para venda e o quanto foi vendido.

Definir processos de forma otimizada

Com uma pequena análise dentro das equipes é possível encontrar processos facilmente ajustáveis para ter um melhor fluxo de trabalho.

Seja através de reuniões para definir quais procedimentos precisam de mais atenção ou distribuir a demanda em suas respectivas equipes, o contato com uma certa frequência é importante a fim de alinhar as tarefas em um projeto, obtendo assim uma alta performance do time.

Ter um bom controle de estoque

É preciso ter um bom controle do estoque, tanto para suprir a demanda de itens que possuem uma grande procura quanto para as que ficam paradas.

Ambas as situações podem trazer complicações para os donos do negócio. Para isso, contar com fornecedores de confiança que tenha um prazo de entrega rápido e flexível é imprescindível, principalmente se a loja trabalhar com peças que entram e saem da moda rápido.

Outro problema encontrado são os produtos que ficam parados, travando o fluxo de caixa pela baixa saída. Para resolver esses problemas, a utilização de um bom aplicativo dá uma visão para o gestor de quais artigos têm uma melhor venda e deve ter seu estoque reposto rápido e quais não valem o investimento.

Estar dentro da lei conforme a obrigatoriedade fiscal

Quando se fala em lançar notas fiscais, muitos gestores ficam preocupados com o procedimento por ser algo complexo e demorado. Como não se pode fugir disso, a empresa, para se manter legalizada, é obrigada a emitir tais notas.

O processo é bastante burocrático, porém com o uso da tecnologia é possível automatizar o processo que, apesar de parecer complicado, pode sim trazer benefícios para a companhia.

Outro detalhe importante é em relação à procedência do programa utilizado para emitir as notas. Existem no mercado versões gratuitas para realizar a tarefa, o problema é que, por ser gratuito, não há garantia por parte da companhia responsável pelo programa em oferecer nem segurança às informações e nem às cópias de segurança, caso seja necessário.

Por esses motivos, para evitar quaisquer aborrecimentos, considere fazer um investimento em uma plataforma paga com serviços na nuvem.

E então, já sabe como mudar sua empresa? Tem alguma dúvida em relação às tendências da indústria têxtil? Pergunte para a gente nos campos abaixo!